quarta-feira, 12 de março de 2008

A Influência da Música

"Há por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação." - I Coríntios 14:10

Influência, etimologicamente, significa: ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra. Ascendência, predomínio, poder.
Segundo alguns pesquisadores no assunto, a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a música que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, etc. Portanto, diziam eles, cabe aos compositores serem morais e construtivos e não imorais e destrutivos em suas músicas.
A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós - acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.
Enfim, a música exerce um poder muito grande sobre nós, podendo ser positiva ou negativa.
1. A Influência da Música Profana:
A música profana, como uma música imoral. Algumas de suas características são:
  • nos afastam da adoração à Deus;
  • não possuem princípios corretos;
  • quebram os princípios da sociedade;
  • levam aos fracassos, a rebeldia, as imoralidades, divórcios, adultérios, suicídios, etc;
  • estimulam a justiça do próprio homem;
  • levam uma adoração à Satanás.

2. A Influência da Música Divina: A inspiração vinda de Deus através da música, produz influências poderosas.
Características da música divina:

  • é uma música que nos leva à verdadeira adoração;
  • possui conteúdo moral, princípios e valores corretos que nos guiam a uma vida correta e íntegra;
  • nos leva e revela a presença de Deus;
  • produz curas, milagres, libertação, transformação de vidas, etc.

3. Reflexão
Porque muitas vezes, hoje em dia, a música profana tem exercido um poder maior que a música divina no contexto cristão ? Muitas vezes perdemos a oportunidade de estarmos sendo ministrados e influenciados pela música divina, dando lugar a música profana.
Porque, também, nos dias atuais não tem acontecido milagresr? Infelizmente, muitas inspirações que temos, não são buscadas em Deus, assumimos uma posição cômoda de acoplarmos inspirações que já existem no mundo, limitando assim a atuação do poder de Deus.
Não devemos e nem necessitamos buscar inspirações e melodias da "Babilônia" (mundo)! Em Isaías 52:11, Deus nos orienta: "Meu povo, saia da Babilônia..."
Nós músicos, não devemos estar tentando alcançar o nível musical da Babilônia. Eles são os que tem que buscar o nosso nível ! Considere o Salmo 137:3 - "pois aqueles que nos levam cativos nos pedirão canções, e os nossos opressores, que fossemos alegres, dizendo: "Entoai-nos alguns cânticos de Sião".
Nesta ocasião, quando o povo de Israel foi levado cativo para a Babilônia, vemos que os israelitas não estavam se "contaminando" com as músicas dos babilônios para ver o que podiam "aprender", ao contrário, os babilônios queriam escutar as melodias de Israel porque eram famosas no mundo inteiro. A nossa música deve ser um testemunho às nações (Salmos 40:3).
Assim deve ser ! Uma música com unção profética que transforme vidas, que se escuta nas nações, que exalta a Jesus, para que, como resultado, as pessoas venham até Ele. Esta é a música que temos tocado nestes dias?
Hoje em dia, existe muita "impotência" na igreja especificamente na área da música. Porque esta "impotência"? Vamos responder usando quatro pontos a serem considerados:

  • Faltam profetas;
  • Falta conhecimento do Poder e da Palavra de Deus (Mateus 22:29);
  • Falta unidade da Igreja dentro da visão de Deus;
  • Por aquilo que estamos permitindo entrar em nossa vida (influência).

Ronaldo Bezerrae-mail: ronaldo@evangelicos.com
Fonte: Publcado originalmente em http://www.evangelicos.com/artigos/ronaldob05.shtml

Abraço,

Silvinho.

Nenhum comentário: