quinta-feira, 20 de março de 2008

Estou on line, logo existo!

Deformando com certa ironia a famosa frase do filósofo René Descartes, "Penso logo existo", o título do post é uma cutucada de leve no comportamento de nossos jovens e adolescentes.
A internet tem deixado de ser uma ferramenta útil para o trabalho e lazer pra se tornar numa grande vilã por causa do mau uso e do vício.
Em matéria publicada (dia 20/03/2008) no G1, conforme link (clique aqui para ler), mostra como tem sido essa relação "real x virtual" em nosso tempo. A matéria diz "Adolescente deixa de comer para pagar lan house e navegar na internet" A mensagem é uma mexida em nossos conceitos, seja de amizade, relacionamentos com profundidade, etc.

Leia o texto abaixo. É bem interessante!

Abraços e boa leitura!
Tiago Alves

Os Cinco graus e o Vazio Tecnológico

ANTES, UMA teoria dizia que todas as pessoas estavam a seis graus de separação umas das outras. Ou seja: se você fuçar bem, está ligada a qualquer pessoa do mundo por seis graus (ou seis passos). De qualquer um, de Osama a Bush. Fizemos o teste e sempre deu certo. Por exemplo: nós conhecemos o Supla, que conhece o Lula, que conhece o Bush. E damos uma dica: pra ganhar, basta você conhecer alguém que conhece o Lula. Depois de chegar no Bush, o jogo fica fácil. Agora, justo quando aprendemos a ganhar, a teoria mudou. Com a superexposição causada pelas novas tecnologias, você está a apenas cinco graus de alguém! Ou a três, a dois, a um. Muito mais perto, mais rápido e mais instantâneo! Afinal, você tem 140 amigos de MSN, 200 amigos de Orkut, mais uma penca no MySpace, participa de várias comunidades na internet, fica on-line o dia inteiro, pode até ter um blackberry para receber seus e-mails quando não está no computador. Fica muito mais fácil conhecer alguém, ou conhecer alguém que é amigo de alguém. Ou até mesmo ser superamigo de fulano, que, infelizmente, você nunca encontrou pessoalmente. Basicamente, você passa a ser amigo do mundo todo. Amigo "numas", né? Podemos ser amigas do Beck no MySpace. Mas, sinceramente, o que isso significa mesmo? E é aí que surge o vazio tecnológico. Que também pode ser chamado de tédio do novo milênio. Não foi catalogado por nenhum pesquisador ainda, mas já existe. Começa com uma sensação de apesar de ter mil amigos na vida on-line, você tem uns dois ou três quando está off-line. O Beck nem sabe que você existe. Seu melhor amigo parou de atender telefone em uma espécie de revolta íntima e só fala por MSN. E parece que uma pessoa morre para a gente quando some do mundo virtual. Como disse o gênio e compositor Ewerton Assunção... "Eu vou te deletar/ Te excluir do meu Orkut/ Eu vou te bloquear no MSN/ Não me mande mais scraps/ Nem e-mail Power Point!” A angústia do vazio tecnológico também pode ser percebida quando você começa a ter preguiça da superexposição internética. E a ficar de saco cheio de entrar em comunidades, blogs e, ainda mais, de ler os posts. Talvez o vazio tecnológico culmine com você desligando o computador. Mas, aí, o tédio dá lugar à aflição off-line. E você imagina que, quando está off-line... Você nem mesmo existe!

Momento de histeria: Estou on-line, logo existo.

*Texto retirado do suplemento "FolhaTeen" do jornal "Folha de São Paulo" do dia 20/08/2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

É pura verdade isso..srsr..está "ON-LINE"..é algo tão intenso e viciante que envolveu todo mundo..literalmente falando..hj pra vc arrumar um emprego numa grande empresa tem que enviar um email...pelo menos la onde tabalho é assim..imagina quem não tem um email..acabei de lembrar de um texto q rola na internet de um cara q ia pedir um emprego na MICROSOFT e acabou ficando rico por não ter email, lembra!..é estamos tão dependente q já nem sei no q vai dar...mas eu dou graças a Deus pelo poder de diminuir distancia q a net tem, pois ele tem me ajudado em algumas conquistas..

SE LIGA NA BOA

Bom, pra quem ta de saco cheio de tanta dependencia virtual e não tem ciência por onde começar...estou me lançando no mercado de PERSONAL FRIEND...(leia super interessante:http://extra.globo.com/rio/materias/2007/08/11/297234227.asp )



Atenciosamente,

Tiago Silva
Um Abraço vale mais que um Scrap

Contato: caso não tenha meu email, não se preocupe, concerteza vc conhece alguem q me conhece ou tenha meu tel., e assim irá me encontrar...srsrs

Eu vos escrevi... disse...

Boa Tiagão, certamente um abraço vale muito mais que um scrap, que um e-mail, que uma carta, que qualquer coisa dessa natureza.

Valeu por mais um comentário e por sua participação.

Abração!

T.Alves